quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Consumo elevado de cafeína pode aumentar dores de cabeça

-
Um estudo publicado na “The Journal of Headache Pain” revelou que os grandes consumidores de cafeína têm mais possibilidade de sofrer dores de cabeça ocasionais, em comparação com aquelas pessoas que consumem menos cafeína.
-
A cafeína é o estimulante mais consumido no mundo e é conhecida por provocar tanto efeitos positivos como negativos nas dores de cabeça. Contudo, as investigações sobre a relação entre o consumo de cafeína e a dor de cabeça não conseguiram determinar se as pessoas que sofrem habitualmente deste problema deveriam consumir mais ou menos café.
-
Para tentar esclarecer esta questão, os investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, dirigidos pelo Dr. Knut Hagen, analisaram dados de mais de 50 mil pessoas que responderam a um questionário sobre o consumo de cafeína e a prevalência de dores de cabeça.
-
O estudo descobriu que as dores de cabeça eram 18 por cento mais frequentes nos grandes consumidores de cafeína (500 mg por dia ou mais) do que nas pessoas com um consumo reduzido deste estimulante (125 mg por dia).
-
Contudo, dadas as características do estudo, não foi possível concluir se um elevado consumo de cafeína produz dores de cabeça não frequentes. Não foi possível perceber se a cafeína causa dor de cabeça ou se as pessoas com tendência para deste transtorno bebem mais cafeína em busca de alívio.
-
Uma possibilidade é que o consumo de cafeína faz com que as dores de cabeça crónicas se convertam em pontuais. Não obstante, o Dr. Hagen recomendou que as pessoas com tendência para sofrer dores de cabeça reduzam o consumo de café.
-
O investigador explicou que as pessoas que sofrem de dores de cabeça deveriam conhecer o seu consumo de cafeína, uma vez que este pode ser uma das causa das suas queixas.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: