quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Bactérias intestinais podem aumentar risco de doença inflamatória intestinal

-
Um estudo revelou que um surto de diarreia provocado pelas bactérias intestinais Salmonella ou Campylobacter aumenta as probabilidades de desenvolver doença inflamatória intestinal, sendo que o risco persiste 15 anos ou mais após a infecção.
-
O Dr. Henrik Nielsen, do Hospital Universitário de Aarhaus, em Aalborg, na Dinamarca, e colegas referiram que o risco é particularmente elevado para os pacientes hospitalizados.
-
A doença inflamatória intestinal (DII) refere-se a várias doenças, incluindo a Doença de Crohn e colite ulcerativa, caracterizadas por inflamação crónica dos intestinos, o que leva a sintomas como dor abdominal e diarreia.
-
Os investigadores, no estudo publicado na “Gastroenterology”, compararam os riscos de doença inflamatória intestinal entre 13.148 pacientes com gastroenterite documentada provocada por Salmonella ou Campylobacter e 26.216 controlos não infectados.
-
Durante um período de 7,5 anos, a doença inflamatória intestinal foi diagnosticada pela primeira vez em mais pacientes com gastroenterite (107 ou 1,2%) do que em controlos saudáveis (73 ou 0.5%).
-
O risco acrescido de doença inflamatória intestinal, devido à exposição a estas bactérias intestinais, foi mais elevado durante o primeiro ano.
-
Os investigadores, após terem tido em consideração uma variedade de factores que poderiam influenciar o risco, descobriram que os pacientes com bactérias intestinais tinham aproximadamente um risco três vezes mais elevado de desenvolver doença inflamatória intestinal, durante o período total do estudo, e aproximadamente um risco duas vezes mais elevado no primeiro ano após a infecção.
-
O risco de doença inflamatória intestinal era cinco vezes mais elevado para os pacientes hospitalizados dias antes ou depois do episódio de gastroenterite.
-
O risco acrescido de doença inflamatória intestinal, após o episódio de gastroenterite, persistiu ao longo dos 15 anos de observação e foi similar para a Salmonella e para a Campylobacter e para um primeiro diagnóstico de Doença de Crohn e colite ulcerativa.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: