domingo, 30 de agosto de 2009

VIH: Intelence pode provocar reacções cutâneas graves

-
A farmacêutica Johnson & Johnson está a alertar os médicos para o reforço de um alerta de segurança do fármaco Intelence (etravirina), relativamente a reacções cutâneas graves nos pacientes com VIH tratados com o fármaco.
-
A companhia actualizou o aviso após relatos de um caso mortal devido a uma reacção cutânea, denominada necrólise epidérmica tóxica, e outro caso de insuficiência renal devido a uma reacção de hipersensibilidade grave, tendo este paciente recuperado.
-
O Intelence já inclui um alerta acerca do risco de reacções cutâneas graves, mas em ensaios clínicos a taxa de reacções cutâneas graves ou alérgicas foi inferior a 0,1 por cento.
-
Contudo, o tratamento com Intelence deve ser descontinuado caso o paciente desenvolva uma reacção cutânea grave, alérgica ou sintomas de hipersensibilidade.
-
O Intelence é um medicamento utilizado para o tratamento da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). Este pertence a um grupo de medicamentos anti-VIH designados inibidores não nucleósidos da transcriptase reversa (NNRTIs). O Intelence actua através da redução da quantidade de VIH no organismo. Tal facto irá melhorar o sistema imunitário e reduzir o risco de se vir a desenvolver doenças relacionadas com a infecção pelo VIH.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: