quinta-feira, 6 de agosto de 2009

FDA: Bloqueadores TNF necessitam alertas sobre risco de cancro nas crianças

-
A agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) anunciou que está a requerer aos fabricantes de fármacos bloqueadores do factor de necrose tumoral (TNF) que reforcem os alertas dos produtos, sublinhando o risco acrescido de cancro nas crianças e adolescentes que tomam estes fármacos.
-
Esta decisão vem no seguimento do término de uma investigação que iniciou no ano passado, na qual a agência reguladora examinou uma possível ligação entre as terapias anti-TNF e o cancro.
-
A FDA referiu que a análise dos relatórios de cancro, nos pacientes que receberam os fármacos, demonstrou que o risco acrescido ocorreu, em média, após 30 meses de tratamento. A agência referiu ainda que cerca de metade dos cancros eram linfomas e alguns dos cancros relatados foram fatais.
--
A reguladora norte-americana acrescentou que está a trabalhar com as farmacêuticas para explorar novas formas para melhor definir o risco de cancro nas crianças e adolescentes que utilizam bloqueadores do TNF.
-
A informação de prescrição, para fármacos como o Remicade (infliximab), o Humira (adalimumab), o Enbrel (etanercept), comercializados em Portugal, o golimumab e o certolizumab, é afectada pelos novos requerimentos.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: