quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Casamento estável faz bem à saúde

-
Segundo a pesquisa, publicada na revista Journal of Health and Social Behavior, o divórcio e a viuvez podem provocar cicatrizes que perduram nas pessoas de meia-idade ou idosas, mas voltar a casar parece reduzir esses efeitos.
-
Por outro lado, as pessoas que ficam sozinhas depois do final do casamento aparentam ser menos saudáveis comparativamente às que voltam a casar, segundo o estudo publicado.
-
Os especialistas acreditam que as pessoas que nunca casaram têm desvantagens em alguns aspectos de saúde comparado aos viúvos ou divorciados, embora estejam melhor em outros.
-
"Chegamos à conclusão de que a perda de um casamento é um acontecimento extremamente stressante, e que um período de stress elevado tem um preço para a saúde", afirmou Linda Waite, co-autora do estudo, professora de sociologia e directora do Centro sobre Envelhecimento na Universidade de Chicago.
-
"Imagine que a saúde é dinheiro guardado no banco", acrescentou. "O casamento é um mecanismo de 'poupança', de adição à saúde. Mas o divórcio é um período de despesas muito altas", acrescentou a especialista.
-
O estudo observou quatro aspectos-chave da saúde na meia-idade, nomeadamente as condições críticas, limitações de mobilidade, percepção própria da condição de saúde e sintomas de depressão.
-
Os investigadores notaram que um transtorno significativo da estabilidade marital, como o divórcio ou a morte do cônjuge, tinha um impacto frequente prolongado que afecta negativamente as quatro áreas.
-
"Os divórcios múltiplos criam prolongadas condições de stress e prejudicam a capacidade pessoal de orientar a própria vida, e isso é muito pior do que não ter casado", afirmou Debbie Mandel, especialista em gestão de stress.
-
"Um bom casamento é como ter depósitos repetidos e regulares na sua conta de poupança de saúde para a idade adulta e a velhice", acrescentou.
-
As pessoas que nunca se casaram mostraram ainda uma condição de saúde melhor do que a das pessoas casadas com historial de divórcio ou perda do cônjuge.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: