terça-feira, 11 de agosto de 2009

Apenas vinte minutos de exercícios garantem doze horas de bem-estar

-
Estudo norte-americano acredita que a endorfina continua a agir durante cerca de doze horas após a prática de exercício físico.
-
Segundo os investigadores, a endorfina, hormona neurotransmissora de bem-estar, continua a actuar mesmo depois de terminado o exercício. Essas substâncias químicas servem de condutores a impulsos eléctricos até aos neurónios, proporcionando assim uma sensação de conforto contínuo e não apenas temporário, como se pensava anteriormente.
-
Durante o estudo foram observados 48 voluntários, divididos em dois grupos: metade praticava exercícios físicos durante os testes enquanto os restantes permaneciam sedentários. Após iniciarem os testes, os participantes responderam ainda a diversos questionários sobre a sua disposição mental e hábitos alimentares.
-
Os resultados demonstraram que os distúrbios de humor diminuíram de forma significativa nas pessoas que praticavam exercícios, e que as mesmas permaneciam bem dispostas e humoradas durante cerca de 12 horas ao longo dia.
-
Apesar dos níveis de endorfina começarem a reduzir-se na circulação, o seu tempo de actuação na massa cinzenta é suficiente para anular o stress e o cansaço durante algum tempo, o que pode ser a resposta para o tratamento de certas doenças como a depressão.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: