quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Nicotina pode aumentar risco de cancro do pâncreas agressivo

-
Investigadores norte-americanos revelaram que a exposição à nicotina, devido a fumar, está associada a um maior risco de cancro do pâncreas agressivo.
-
O estudo, publicado na revista científica “Surgery”, sugere que o adenocarcinoma dos ductos pancreáticos tem mais probabilidade de se tornar metastático quando existe um historial de tabagismo, porque uma variante da proteína osteopontina associada ao crescimento do cancro, denominada OPNc, pode ser estimulada pela nicotina.
-
Os investigadores descobriram a expressão da OPNc em 87 por cento das lesões cancerígenas invasivas analisadas, das quais 73 por cento eram de fumadores. A expressão da OPNc também estava correlacionada com níveis mais elevados da expressão da osteopontina.
-
A Dra. Hwyda Arafat, da Faculdade de Medicina da Universidade Thomas Jefferson, em Filadélfia, referiu que esta é a primeira vez que foi identificada uma relação entre a nicotina e a expressão da OPNc. A investigadora acrescentou ainda que estes dados são muito entusiasmantes, porque agora é possível avaliar a OPNc como um marcador de prognóstico e diagnóstico de lesões cancerígenas dos ductos pancreáticos invasivas.
-
A Dra. Arafat referiu que o papel exacto da OPNc no cancro do pâncreas avançado ainda continua por definir, mas pode fornecer um alvo potencialmente único para controlar a agressividade do cancro do pâncreas, especialmente nas pessoas que fumam cigarros.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: