domingo, 30 de agosto de 2009

Técnica genética pode "corrigir" doenças hereditárias

-
Cientistas norte-americanos desenvolveram um método experimental que, futuramente, pode fazer com que mulheres portadoras de algumas desordens genéticas não transfiram esses problemas para os filhos.
-
A equipa de investigadores da Oregon Health and Science University afirma que este novo método poderá impedir a transmissão genética de mães para filhos através do ADN das suas mitocôndrias, as estruturas encontradas nas células que são responsáveis pela produção de energia e pelo metabolismo celular.
-
Quando o óvulo de uma mulher é fertilizado pelo espermatozóide durante a reprodução, o embrião herda quase que exclusivamente a mitocôndria da mãe, fazendo com que qualquer desordem que ela possua no seu ADN mitocondrial seja transferida para o filho.
-
De forma a tentar solucionar o problema, os cientistas conseguiram, em macacos, transferir cromossomas da mãe para um óvulo doado que teve os seus cromossomas retirados, mantendo a mitocôndria saudável. Assim, foi possível fazer com que o óvulo gerasse bebés saudáveis sem herdar o problema genético da mãe.
-
“Actualmente, são conhecidas 150 doenças causadas por mutações no ADN mitocondrial, e aproximadamente uma em cada duzentas crianças nascem com mutações nas mitocôndrias”, afirmou Shoukhrat Mitalipov, um dos autores do estudo.
-
Entre as doenças que poderiam ser evitadas com a técnica estão algumas formas de cancro, diabetes, infertilidade e doenças neurodegenerativas.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: