segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Stress na infância associado a um maior risco de úlceras na idade adulta

-
Estudo finlandês afirma que as pessoas que tiveram uma infância difícil podem enfrentar um risco maior de desenvolver úlceras no estômago na vida adulta.
-
A pesquisa envolveu cerca de vinte mil adultos, tendo constatado que determinadas adversidades durante a infância, como problemas financeiros na família, conflitos crónicos ou doenças, estavam associadas a um maior risco de úlceras.
-
Apesar das razões não terem sido ainda desvendadas, os investigadores acreditam que essa associação faz sentido, até porque essas adversidades podem ser marcadores de baixo rendimento e piores condições de vida.
-
Estes factores aumentam os riscos de infecção pela bactéria Helicobacter pylori, que em determinadas condições pode ser responsável pela maioria das úlceras.
-
Os autores do estudo acrescentaram que o hábito de fumar, o consumo excessivo de álcool e o uso regular de fármacos anti-inflamatórios são associados como os principais factores de risco para as úlceras pépticas.
-
O stress também foi reconhecido como um factor de agravamento do problema, embora sejam necessários mais estudos para confirmar essa associação.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: