quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Quase metade dos medicamentos é usado de forma irracional em todo o mundo

-
A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que quase metade dos fármacos utilizados mundialmente são utilizados de forma incorrecta, sendo que os efeitos adversos do uso dos mesmos é mesmo uma das seis causas principais de morte nos Estados Unidos.
-
Os especialistas da OMS chegaram a esta conclusão após recolherem e analisarem dados sobre a utilização e disponibilização dos medicamentos a nível global, que são mais de vinte mil.
-
Entre os exemplos de utilização inadequada encontra-se o “super-tratamento” de doenças simples, a má utilização de antibióticos, a automedicação, tratamentos incompletos ou incorrecto de doenças sérias.
-
A má utilização de antibióticos pode ser particularmente perigosa pois pode levar à criação de resistência por parte de bactérias, algo que já aconteceu com o medicamento padrão de tratamento para a malária, por exemplo.
-
Actualmente existe também a preocupação por parte do uso irracional do Tamiflu devido a possíveis casos de resistência ao fármaco no tratamento da gripe A (H1N1).
-
Desta forma, os especialistas alertam para que se evite auto-medicação, e em caso de tratamentos prescritos pelos médicos estes devem ser levados até ao fim.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: