segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Hipertensão pode favorecer o aparecimento de demência

-
Um estudo publicado na revista científica “Neurology” revelou que as pessoas com mais de 45 anos têm mais um motivo para controlarem a tensão arterial, uma vez que sofrer de hipertensão nesta idade aumenta a probabilidade de sofrer danos cognitivos e problemas de memória.
-
Os resultados da investigação, dirigida pelo Dr. Georgios Tsivgoulis, da Universidade do Alabama, contribuem assim para ajudar na prevenção da demência. O estudo, que incluiu 20 mil participantes com mais de 45 anos, sem qualquer antecedente de enfartes, revelou que a tensão arterial alta nesta população pode afectar a memória.
-
Do total de participantes, 9844 (49,6%) reconheceram ter tomado medicação para a hipertensão quando os níveis eram superiores a 140/90 mmHg, sendo que, neste grupo, 1505 apresentavam problemas cognitivos, como falhas de memória ou perda de agilidade mental.
-
As conclusões demonstraram ainda que um aumento de dez pontos da pressão sanguínea também elevou a probabilidade de se ter algum tipo de problema em 7 por cento dos participantes.
-
De acordo com os investigadores, isto pode dever-se ao facto da pressão sanguínea elevada contribuir para a debilitação das pequenas artérias cerebrais. O Dr. Tsivgoulis explicou que esta investigação é importante para prevenir a demência através do tratamento precoce da hipertensão.(farmacia.com.pt)
-

1 comentário:

Maria Francisca disse...

A Hipertensão pode dar origem a problemas bem mais graves como é um AVC. Para quem já é hipertenso, como eu, é fundamental deixar o maus hábitos para trás...E não é tão difícil como pode parecer...começei por andar mais a pé e a comer menos gorduras, deixei de fumar e tomo a minha medicação todos os dias de manhã. Para além de ser hipertensa, hoje posso dizer que sou saudável :)