quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Obesidade associada a uma bactéria encontrada na boca

-
Estudo norte-americano encontrou forte associação entre a ocorrência de obesidade e a bactéria Selenomonas noxia, encontrada na boca.
-
Para a pesquisa foram seleccionadas 313 mulheres saudáveis que tinham excesso de peso ou obesidade, tendo os resultados apontado um grau elevado da presença do microorganismo em mais de 90% das participantes.
-
"A bactéria foi encontrada em quantidade muito superior ao normal nas pessoas obesas, a tal ponto que seria possível identificar um indivíduo obeso simplesmente pela presença de certa concentração dessa bactéria em sua boca", afirmou Francisco Groppo, um dos autores do estudo.
-
"Este é o primeiro estudo que aponta uma bactéria da boca como tendo implicação na obesidade. Sabemos que várias outras doenças têm implicação directa com bactérias da boca", acrescentou.
-
A bactéria Selenomonas noxia não depende de oxigénio para sobreviver, sendo frequentemente encontrada em pacientes com periodontite.Apesar da descoberta, os investigadores afirmam que não é possível ainda tirar conclusões definitivas, sendo necessário aprofundar os estudos.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: