quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Colesterol pode provocar arritmias cardíacas

-
Investigadores canadianos e franceses referiram que o colesterol pode afectar o fluxo de correntes eléctricas que geram o batimento cardíaco, provocando arritmias cardíacas.
-
Os investigadores já sabem há muito que o colesterol desempenha um papel importante na regulação do sistema eléctrico do coração, mas ainda não sabiam de que forma isto acontecia.
-
Os investigadores da Universidade de British Columbia, o Dr. David Fedida e a Dra. Jodene Eldstrom, juntamente com investigadores de Paris, descobriram que demasiado colesterol pode afectar as correntes eléctricas, talvez fazendo com que o coração comece a bater fora do ritmo ou pare mesmo de bater.
-
Adicionalmente, os investigadores descobriram que reduzir o colesterol normalizou as estruturas subjacentes à actividade eléctrica, promovendo um batimento cardíaco regular.
-
O estudo, publicado na “Proceedings of the National Academy of Sciences”, referiu que o mecanismo chave através do qual o colesterol afecta as arritmias cardíacas é o canal de potássio Kv1.5, uma proteína que facilita o fluxo de descargas eléctricas através das células cardíacas.
-
O estudo revelou que o colesterol bloqueia o funcionamento destas proteínas, enquanto que reduzir os níveis de colesterol aumenta a sua função.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: