sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Vinho pode proteger mulheres contra efeitos secundários da radioterapia

-
Estudo afirma que uma taça de vinho por dia pode reduzir os riscos de efeitos secundários provenientes da radioterapia em mulheres que estão em tratamento para o cancro da mama.
-
A equipa de investigadores acredita que a bebida pode ajudar a prevenir os problemas de pele enfrentados por dois terços das mulheres submetidas ao tratamento com radiação. Os autores destacam que essas manifestações dermatológicas encontram-se entre os principais efeitos adversos da radioterapia, sendo que os medicamentos indicados para a prevenção desses problemas têm um custo elevado, podendo inclusive proteger as células de tumor da mama.
-
Foram avaliadas 348 mulheres com cancro da mama neste estudo, tendo as mesmas sido dividas em três grupos, de acordo com a dose de radiação recebida. Os investigadores notaram que consumir vinho nos dias de tratamento estava associado a menores taxas de toxicidade aguda, concluindo assim que tomar um cálice de vinho representava uma taxa de toxicidade de 13,6%, comparado aos 38,4% entre as que não consumiam a bebida.
-
"Se o vinho pode prevenir a toxicidade induzida por radioterapia sem afectar a eficácia anti-tumor, como observamos, ele também tem o potencial de aumentar os benefícios terapêuticos em pacientes com cancro, sem aumentar o seu risco de efeitos colaterais graves", destacou o oncologista Vincenzo Valentini, autor do estudo.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: