domingo, 30 de agosto de 2009

Estudo: Gardasil e Cervarix poderão ser efectivas na prevenção do cancro do pénis

-
Resultados de um estudo descobriram que cerca de metade de todos os casos de cancro do pénis estão associados ao vírus do papiloma humano (VPH) e que os tipos 16 e 18 são responsáveis pela maioria dos tumores provocados pelo vírus, pelo que as vacinas Gardasil e Cervarix poderão ser efectivas contra a doença.
-
Com base nestas descobertas, publicadas na “Journal of Clinical Pathology”, os investigadores concluíram que as vacinas contra o cancro cervical, a Gardasil da Merck & Co. e a Cervarix da GlaxoSmithKline, que se direccionam a estas e outras estirpes do VPH, provavelmente serão efectivas na prevenção do cancro do pénis.
-
Os investigadores realizaram uma revisão de 31 estudos, publicados desde 1986 até Junho de 2008, que avaliaram a prevalência do vírus do papiloma humano num total de 1466 homens com cancro do pénis. A equipa de investigação descobriu que o vírus do papiloma humano estava presente em 46,9 por cento dos casos.
-
Os autores referiram que, embora o carcinoma do pénis seja uma doença rara, cerca de 7 mil casos poderiam ser prevenidos anualmente pela erradicação das estirpes 16 e 18 do VPH.
-
Os investigadores relataram que a efectividade destas vacinas nos homens ainda está a ser investigada, mas as evidências ate à data sugerem que são seguras e que têm a capacidade de induzir uma resposta imunitária.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: