terça-feira, 11 de agosto de 2009

Gripe A: Tamiflu e anti-virais podem não ser eficazes em crianças

-
Investigadores britânicos referiram que, segundo uma meta-análise, os anti-virais como o Tamiflu (oseltamivir) e o Relenza (zanamivir) podem não ser eficazes em crianças com a gripe H1N1.
-
O Dr. Matthew Shun-Shin, do Hospital John Radcliffe e da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e colegas conduziram revisões sistemáticas de dados de ensaios controlados de anti-virais em crianças menores de 12 anos.
-
Os estudos incluíram quatro ensaios aleatórios para o tratamento da gripe, dois com Tamiflu e dois com Relenza, que envolveram 1766 crianças, das quais 1243 tinham gripe confirmada, e ainda três ensaios aleatórios, um com Tamiflu e dois com Relenza, como tratamento profiláctico iniciado imediatamente após exposição à gripe, envolvendo 863 crianças. Contudo, nenhum destes ensaios testou a eficácia na actual estirpe da gripe H1N1.
-
O estudo, publicado na “British Medical Journal”, descobriu que os fármacos anti-virais fornecem um pequeno benefício ao reduzirem a duração da doença nas crianças com gripe sazonal e ao diminuírem a transmissão familiar, mas têm pouco efeito nas exacerbações da asma ou na posterior utilização de antibióticos. Os seus efeitos nas complicações graves ou na estirpe da gripe H1N1 ainda têm de ser determinados.
-
O relatório indica ainda que os efeitos secundários provocados por estes medicamentos, principalmente vómitos e diarreia, são maiores do que o potencial benefício para o paciente.
-
No caso das crianças entre um ano e 12 anos, os autores do estudo consideram que se deveria contra-indicar a utilização de Tamiflu e Relenza até que se comece a administrar a vacina.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: