quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Cientistas conseguem fazer com que células de melanoma se auto-destruam

-
Futuros tratamentos para o cancro da pele podem ter sido criados.
-
Um novo composto capaz de provocar a autodestruição de células de melanoma foi identificado, abrindo assim as portas ao fabrico de novos fármacos contra esta patologia.
-
Trata-se de uma molécula sintética que activa dois programas de morte celular: a apoptose e a autofagia (a apoptose é uma modalidade específica de morte celular, ligada ao controlo do desenvolvimento e do crescimento, enquanto a autofagia é um processo pelo qual as células são digeridas).
-
A descoberta coube a um grupo de cientistas espanhóis do Centro Nacional de Pesquisas Oncológicas, tendo conseguido já em estudos anteriores encontrar estes compostos, mas os medicamentos tinham diversos efeitos secundários, ou simplesmente não eram suficientemente fortes contra a metástase.
-
"O interessante deste estudo é ter descoberto o modo pelo qual se activam simultaneamente os dois processos de morte celular", afirmou María Soengas, da equipa de investigadores, adiantando que até ao momento os medicamentos só eram capazes de activar um destes processos mas não os dois ao mesmo tempo.
-
"Vimos que com ratos é efectivo, agora temos que melhorar a administração e a eficácia", concluiu.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: