quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Zinco pode ajudar a activar as células responsáveis por combater infecções

-
Investigadores norte-americanos revelaram que o zinco ajuda a activar as células T, que são responsáveis por combater as infecções.
-
O relatório, publicado na “Journal of Leukocyte Biology”, sugere que o zinco aumenta a activação das células T responsáveis por destruir vírus e bactérias.
-
Um dos investigadores, o Dr. Robert Cousins, da Universidade da Florida, em Gainesville, referiu que foi demonstrado que a suplementação com zinco reduz significativamente a duração e gravidade da diarreia infantil e das infecções do tracto respiratório inferior e a incidência de malária em crianças com deficiência de zinco.
-
O investigador acrescentou ainda que o declínio da função imunitária relacionado com a idade também foi relacionado com a deficiência de zinco nos idosos.
-
O Dr. Cousins relatou que, no estudo, voluntários saudáveis receberam suplementos de zinco ou placebo. Em laboratório, os investigadores posteriormente isolaram as células T do sangue e expuseram-nas a infecções simuladas.
-
As células T retiradas do grupo que recebeu suplementos de zinco apresentaram uma activação mais elevada do que aquelas do grupo do placebo. Por outro lado, a activação celular pareceu estimular o transportador de zinco nas células T, denominado ZIP8, que transporta o zinco armazenado para o citoplasma das células, onde então a expressão de uma proteína da célula T é alterada de uma forma necessária para combater as infecções.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: