terça-feira, 11 de agosto de 2009

H1N1: Testes rápidos de diagnóstico não são muito precisos

-
Segundo especialistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), os testes actuais utilizados para detectar a gripe A (H1N1) deixam passar muitos casos, sendo eficazes apenas entre 40 a 69% deles.
-
A equipa de especialistas recorreu a 65 espécimes respiratórios, recolhidos em Abril e Maio, e que estavam infectados com o vírus da nova gripe ou de outras gripes para testar três exames utilizados regularmente para diagnosticar o vírus da gripe A, tendo descoberto que apesar dos testes serem capazes de detectar o vírus nos referidos espécimes, a sensibilidade geral era pequena.
-
As descobertas vieram confirmar os alertas do CDC de que os testes instantâneos realizados em algumas clínicas não eram totalmente confiáveis no diagnóstico da nova gripe.
-
"O recente aparecimento e disseminação mundial do novo vírus influenza A (H1N1) têm destacado a necessidade de avaliar os testes rápidos para diagnóstico da influenza comercialmente disponíveis e largamente usados", afirmaram os especialistas.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: