sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Estudo revela que fumar pode reduzir sentido do paladar

-
Um estudo realizado por investigadores da Universidade Aristóteles de Tessalónica, na Grécia, publicado na “BMC Ear, Nose and Throat Disorders”, demonstrou que o tabaco pode reduzir o sentido do gosto (paladar), através da análise das línguas de 62 soldados gregos.
-
Os investigadores, dirigidos pelo Dr. Pavlidis Pavlos, utilizaram a estimulação eléctrica para testar o início do sentido gustativo dos participantes do estudo e endoscopias para medir o número e a forma de um tipo de papila gustativa denominada papila fungiforme.
-
De acordo com o Dr. Pavlos, foram encontradas diferenças estatisticamente importantes entre o início do sentido gustativo dos fumadores e dos não fumadores, e relativamente à forma e à vascularização da papila fungiforme.
-
Quando se aplica electricidade na língua, apenas se consegue sentir um sabor metálico. Através da medição da quantidade de corrente que uma pessoa necessita de receber para que tenha essa sensação, determina-se a sua sensibilidade ao sabor. Os 28 fumadores apresentaram piores resultados do que os 34 não fumadores.
-
Através da utilização do endoscópio, os investigadores descobriram que as línguas dos fumadores tinham menor irrigação sanguínea na referida papila gustativa.
-
Os investigadores concluíram que a nicotina pode causar alterações funcionais e morfológicas nas papilas gustativas, pelo menos, em adultos jovens.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: