quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Investigadores conseguem reverter esclerose múltipla em ratos

-
Investigadores canadianos revelaram que um novo tratamento contra a esclerose múltipla conseguiu reverter completamente a doença em ratos e poderá funcionar exactamente da mesma forma em humanos.
-
A esclerose múltipla é uma doença auto-imune, o que significa que o próprio sistema imunitário do paciente ataca o seu sistema nervoso. A terapia, denominada GIFT15, actua ao suprimir a resposta imunológica, pelo que poderá ser efectiva para outras doenças deste grupo como a doença de Crohn, o lúpus e a artrite.
-
Os investigadores do Instituto Lady Davis do Jewish General Hospital, integrado na Universidade McGill de Montreal, assinalaram que, teoricamente, esta terapia também poderá controlar a resposta imune no transplante de órgãos.
-
Ao contrário dos fármacos imunossupressores anteriores, baseados na química, esta descoberta baseia-se numa terapia celular personalizada, uma vez que toma como ponto de partida as células do próprio paciente.
-
A GIFT15 é composta por duas proteínas, denominadas GSM-CSF e interleucina-15, que são fundidas artificialmente em laboratório. Embora separadas estimulem o sistema imunológico, quando combinadas o seu efeito é o contrário.
-
O Dr. Jacques Galipeau explicou que o composto converte as células B, um tipo comum de glóbulos brancos, em poderosas células imunossupressoras. Contrariamente às células T, quase não se conhecem células B que, em estado natural, tenham este tipo de comportamento. Na realidade, o próprio conceito de utilizá-las para controlar o sistema imunológico é muito recente.
-
O investigador explicou que pegaram em células B normais do sangue dos ratos, acrescentaram-lhes GIFT15 numa placa de Petri e isso converteu-as em reguladoras superpoderosas. Quando voltaram a injectar, por via intravenosa, nos ratos com esclerose múltipla, a doença desapareceu.
-
O especialista sublinhou que é preciso tratar a doença nas suas fases iniciais e que ainda não foram realizados testes que confirmem a eficácia e segurança deste tratamento em humanos. Contudo, em laboratório conseguiu-se a cura total dos animais com uma única dose. Além disso, extrair células B de um paciente humano é muito fácil, uma vez que basta retirar uma amostra de sangue.(farmacia.com.pt)
-

2 comentários:

Anónimo disse...

Espero que consigam depressa a confirmação.... tenho um cansaço de morte, quando começarão a experimentar em humanos???
Mena

Anónimo disse...

Espero que descubram o mais rápido possível a cura desta doença ou alguma coisa que faça com que ela seja bloqueada, sendo assim, muitos poderão viver sem problemas.