quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Preconceito prejudica tratamento da infertilidade masculina

-
Ao contrário do que acontecia antigamente, 80% dos casos de infertilidade são hoje em dia associados aos homens e mulheres de forma igualitária, sendo que os restantes 20% são factores relacionados ao casal.
-
Esta é a opinião dos especialistas do Instituto Verhum, especializado neste tipo de assuntos de fertilidade.
-
Os especialistas acreditam que o preconceito e a falta de informação prejudicam o tratamento pois os homens não estão muito predispostos a consultar um profissional e a realizar exames, sendo que esse preconceito surge, na maioria das vezes, no facto de se confundir impotência com fertilidade.
-
Apesar da impotência significar que existe um problema em manter uma erecção, não afecta a capacidade de ter filhos. Já a infertilidade é uma doença nos órgãos reprodutivos, podendo afectar ambos os sexos, e que compromete a capacidade de gestação.
-
"Após o período de 12 meses sem sucesso de gestação é necessário que o casal procure o médico para identificar o problema que está a dificultar a gravidez. É recomendado o tratamento com um especialista em reprodução humana, que norteará toda a investigação da fertilidade do casal", explicou Eduardo Pimentel, médico andrologista.
-
Existem vários factores que podem comprometer a fertilidade, principalmente relacionados ao estilo de vida, como o stress, uso de anabolizantes, tabagismo, drogas e álcool.
-
O tratamento para problemas de infertilidade masculina inclui técnicas de fertilização assistida, como a inseminação artificial ou fertilização in vitro, e ainda a cirurgia, nos casos de varicocele (aparecimento de varizes no testículo, prejudicando a produção de espermatozóides saudáveis).(farmacia.com.pt)
-

1 comentário:

Anónimo disse...

ola bom dia meu marido tem varicoceli e ja fes o espermograma mas constou que ele não tem nada de esperma e agora o que devo fazer sera que ele deve operar ou não é nessesario